A Fresagem de Pavimentos é o corte ou desbaste de uma ou mais camadas do pavimento, com espessura pré-determinada, por meio de processo mecânico, realizado a quente ou a frio, empregado como intervenção visando à restauração de pavimentos.
Fresagem superficial
Também conhecida como fresagem de regularização, é destinada apenas à correção de defeitos existentes na superfície do pavimento.
Alguns equipamentos utilizados em intervenções que visem a melhoria das condições de aderência pneu-pavimento permitem a troca do cilindro fresador por outro com maior número de dentes de corte, possibilitando gerar superfícies mais confortáveis ao rolamento.
A Microfresagem é uma fresagem superficial empregada na correção do perfil longitudinal das pistas, visando atender os parâmetros exigidos pelos órgãos quanto ao Q.I. (Quociente de Irregularidade) ou I.R.I. (International Roughness Index)
Fresagem rasa
Atinge normalmente as camadas superiores do pavimento com profundidade média de corte em torno de 5 cm. Esse procedimento é utilizado na correção de defeitos funcionais e em remendos superficiais. É aplicado, principalmente, em vias urbanas onde se deseja manter o greide do pavimento em relação aos dispositivos de drenagem superficial e obras de arte correntes.
Fresagem profunda
Neste caso, o corte atinge níveis consideráveis, podendo alcançar, além da camada de revestimento, as camadas de ligação, de base e até de sub-base do pavimento.
Esse é um procedimento geralmente utilizado em intervenções objetivando o aspecto estrutural, seja por recomposição de estrutura do pavimento ou mesmo por reciclagem e incorporação do revestimento à base.
Ensejando o aspecto funcional, principalmente visando à segurança ao restabelecimento das condições “ideais” de atuação dos dispositivos de drenagem superficial, utiliza-se esta técnica para corrigir o greide original das vias.
Para saber mais sobre as obras realizadas e nosso conteúdo multimídia, clique nas opções acima.